05/02 – Dia Nacional da Mamografia
O Brasil adquiriu seu primeiro mamógrafo no ano de 1971
Em 5 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame para detectar alterações na mama. O exame é uma radiografia do tecido mamário, feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.
QUANDO FAZER A MAMOGRAFIA ?
A mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente, como recomendação da nossa instituição e da Sociedade Brasileira de Mastologia. O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade.
mpresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Você está aqui: Página Inicial Hospitais Universitários Região Centro-Oeste HC-UFG – Hospital das Clínicas da UFG Comunicação Notícias 05/02 – Dia Nacional da Mamografia
PREVENÇÃO
05/02 – Dia Nacional da Mamografia
Mastologista do Cora do HC-UFG, Rosemar Macedo Sousa Rahal, tira as principais dúvidas das mulheres sobre o exame mais importante para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApplink para Copiar para área de transferência
Publicado em 03/02/2020 18h18
Atualizado em 03/02/2020 19h05
foto-drarosemarmacedorahal-editadabmp
Na próxima quarta-feira (05/02), é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, o exame mais eficiente para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais afeta as mulheres brasileiras. Apesar de existir um número suficiente de mamógrafos em todo o país, a cobertura mamográfica ainda é baixa. A mastologista do Centro Avançado em Diagnóstico da Mama (Cora) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Rede Ebserh, Rosemar Macedo Sousa Rahal, fala sobre a importância do exame e tira as principais dúvidas das mulheres.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA ?
A mamografia é um instrumento muito importante no rastreamento e no diagnóstico precoce do câncer de mama. Todos os grandes trabalhos realizados com o objetivo de fazer ‘screening’ para câncer de mama foram realizados com a mamografia e mostram que é uma estratégia importante no diagnóstico e na identificação de lesões iniciais e com altas chances de curabilidade.
Muitas pessoas acreditam que, devido à radiação, a mamografia aumenta o risco de câncer de mama.
Vários exames, dentre eles a mamografia, utilizam a radiação para sua execução. E todos eles devem ter controle realizado pela Vigilância Sanitária, visando à utilização da dose correta de radiação para a realização desses exames. Esse é um cuidado importante para que o benefício da mamografia se mantenha. Mesmo que exista a utilização da radiação, e nós conhecemos os seus efeitos, os trabalhos mostram claramente os benefícios da mamografia para a redução de mortalidade por câncer de mama.
Deixe um comentário