DOENÇA DE OLLIER

Anúncios

A doença de Ollier é um tumor ósseo benigno, não hereditário, que geralmente se caracteriza pela presença de múltiplas lesões radiolúcidas (encondromas) na metáfise de ossos longos com predominância unilateral. A doença é uma entidade clínica rara com 1/100000 de ocorrência na primeira infância.

Displasia óssea primária rara caracterizada por múltiplos encondromas (tumores benignos formadores de cartilagem). As lesões são geralmente unilaterais ou distribuídas assimetricamente. O esqueleto apendicular é habitualmente o local mais afetado.

SINTOMAS

A doença de Ollier manifesta-se geralmente na infância com tumefações nos ossos das mãos e/ou pés, assimetria do compri- mento dos membros ou dor osteoarticular. O seu diagnóstico baseia-se em dados clínicos e radiológicos.

CAUSA

A síndrome de Ollier é uma doença rara ocasionada por uma desordem na ossificação gerando um crescimento ósseo anormal, sendo primordialmente assintomático, mas, podendo gerar complicações secundarias.

TRATAMENTO

Houve cura da doença com regeneraçao da cartilagem em todos os casos. O método mostrou grande eficiência na cura da doença, pois, com a distraçao, houve a transformaçao da cartilagem com características anatomopatológicas de condroma em osso maduro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *