Os arcos cirúrgicos, também conhecidos como intensificadores de imagem, são equipamentos médicos que permitem que os cirurgiões visualizem todas as estruturas internas de um determinado paciente, de forma dinâmica e em tempo real.
Arco Cirúrgico: o braço em C
O formato em C conecta a fonte geradora de raios-X ao detector de raios-X, podendo ele ser um intensificador de imagem ou um detector digital.
Quem opera o arco cirúrgico ?
O arco cirúrgico é manuseado por um tecnico de radiologia no centro cirúrgico
Este aparelho possui a forma de um arco em C, que sustenta em uma extremidade a fonte emissora de raios-X (Tubo de Raios-X e gerador) e, na outra, o detector de raios-X que pode ser um Intensificador de Imagem ou um detector do tipo Flat Panel.
Também chamado de arco cirúrgico, o equipamento de escopia permite visualizar, em tempo real, imagens que antes demandavam dezenas de procedimentos de raio-X. Na prática, isso diminuiu o tempo necessário para a cirurgia e facilita o trabalho das equipes.
Qual lado o cirurgião fica ?
Isso é conforme o procedimento e lado de estrutura a ser operado para utilizar a sua mão dominante para explorar estruturas localizadas
Quais são os tipos de posições cirúrgicas ?
Posição lateral;
Posição dorso sacral
Posição litotômica; Posição genucubital
Posição sobre cotovelos e joelhos;
Posição de cadeira de praia.
Entre outras como Antero posterior ou posteroanterior
Em quais procedimentos são usados o intensificador de imagem ?
O intensificador de imagens é um equipamento que converte raios X em luz e ao mesmo tempo aumenta sua intensidade. Também é conhecido como “Arco Cirúrgico” e pode ser usado em cirurgias cardíacas, ortopédicas, neurocirurgias, dentre outras.
Classificação das cirurgias quanto à finalidade :
Curativa.
Paliativa.
Diagnóstica.
Reparadora.
Reconstrutora, cosmética ou plástica.
Deixe um comentário