▶ O sistema digestório é formado pelo trato digestório, o qual é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, além das glândulas anexas, como o fígado.
▶ Os órgãos do sistema digestório propiciam a digestão do que ingerimos, permitindo que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo organismo, como a celulose.
▶ Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas. Entenda melhor esse processo que começa na boca. :
↩ BOCA
✔ Durante a mastigação permite a diminuição dos alimentos , umidificação e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva (ptialina), que são responsáveis pela transformação de glicogênio e amido em maltose.
↩ ESÔFAGO
✔ Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago. Lá, movimentos peristálticos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago. Tal processo mecânico permite que o alimento seja misturado aos sucos digestivos.
↩ ESTÔMAGO
✔ No estômago, o suco gástrico – rico em ácido clorídrico, pepsina, lipase e renina – fragmenta e desnatura proteínas do bolo alimentar, atua sobre alguns lipídios, favorece a absorção de cálcio e ferro e mata bactérias
↩ INTESTINO DELGADO
✔ No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção do que foi ingerido. Esse órgão é compartimentado em duodeno, jejuno e íleo, e o processo se inicia nessa primeira porção
↩ INTESTINO GROSSO
✔ O quilo encaminha-se para o intestino grosso. Este, que é dividido em ceco, cólon, reto e ânus, absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como a K e B12.
Vídeo / referência
https://youtu.be/Kml09E3HL0Y
Deixe um comentário