*LUXAÇÃO DE OMBRO*
POSTERIOR OU ANTERIOR. ??
A luxação do ombro pode ocorrer em qualquer ombro D/E e classifica-se em luxação anterior (para a frente), posterior (para trás), superior (para cima) ou inferior (para baixo), consoante a direção de deslocação da cabeça do úmero.
Designamos por subluxação do ombro quando esta perda de contato não é total.
☣ LUXAÇÃO ANTERIOR
Na esmagadora maioria dos casos, a cabeça do úmero se desloca para frente em relação à glenóide, o que caracteriza a luxação anterior do ombro.
☣ LUXAÇÃO POSTERIOR
Existe um outro tipo de luxação em que o úmero será deslocado para trás, chamada de luxação posterior. Ela é muito mais rara (menos de 10% dos casos de luxação) e ocorre após convulsões, choques elétricos ou acidentes automobilísticos em que o paciente encontrava-se com o braço esticado no volante e sofreu um trauma súbito.
👉. O ombro é a grande articulação mais comumente deslocada. Em mais de 95% das luxações do ombro, o osso do braço é empurrado para frente, ficando para fora da articulação (luxação anterior).
👉 Mas ocasionalmente, ele é empurrado para trás ou para baixo. Geralmente, uma luxação para trás (posterior) ocorre quando uma pessoa tem uma convulsão ou recebe um choque elétrico (por exemplo, numa lesão por raio). As luxações inferiores são raras e geralmente óbvias.
👉 A maioria das pessoas com uma luxação inferior seguram o braço por cima da cabeça, tipicamente com o antebraço apoiado na cabeça
Deixe um comentário