Como é feito o exame. ?
✔ No início, a pessoa recebe uma injeção com uma substância radioativa, necessária para formar imagens no aparelho que avalia como o sangue está chegando no coração.
✔ Em seguida, deve-se beber cerca de 3 copos de água e fazer uma caminhada leve, para ajudar a substância a se acumular na região do coração, melhorando as imagens obtidas no exame.
➡ O exame pode ser feito de 3 formas :
1☑ Em repouso: a pessoa sentada ou deitada;
2☑ Teste de estresse físico: o paciente deve caminhar ou correr em uma esteira ou bicicleta ergométrica enquanto faz o exame;
3☑ Teste de estresse farmacológico: é dada uma injeção com um medicamento que acelera os batimentos cardíacos.
✔ O início da avaliação do coração é feito 30 a 90 minutos após a injeção com o a substância radioativa, sendo feitas imagens através de um aparelho que gira ao redor do abdômen do paciente por cerca de 5 minutos.
✔ Muitas vezes, o exame é feito tanto em repouso como em estresse e, por isso, podem ser necessários dois dias para fazer o exame. Mas caso sejam feitos no mesmo dia, normalmente, inicia-se o exame pela fase do repouso.
➡ Possíveis riscos e contraindicações
Os riscos da cintilografia do miocárdio, normalmente acontecem na cintilografia do miocárdio com estresse farmacológico por causa dos efeitos colaterais do medicamento, que podem ser:
✔ Sensação de calor na cabeça;
✔ Dor no peito;
✔ Enxaqueca;
✔ Tonturas;
✔ Diminuição da pressão arterial;
✔ Falta de ar;
✔ Enjôos.
No entanto, normalmente a cintilografia do miocárdio não provoca sequelas na saúde e não é necessário ficar internado no hospital.
**** Além disso, é importante lembrar que a cintilografia do miocárdio é contraindicada em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.**
Video.
https://youtu.be/NcbAbmVdtkg
Deixe um comentário