HISTÓRIA DA CINTILOGRAFIA

Anúncios

*CINTILOGRAFIA*
1° CINTILOGRAFO

Em 1950, Benedict Cassen e Lawrence Curtis apresentaram o primeiro relatório sobre a invenção do cintilógrafo linear à Universidade da Califórnia. Logo a seguir a revista “Nature” publicou um artigo sobre o novo aparelho e o ilustrou com a primeira cintilografia da tireóide de um ser humano.
O primeiro cintilógrafo funcionou tão bem que permaneceu em uso por três anos e meio no Los Angeles Veteran Adminisstration  Hospital.

Em 1951 Benedict Cassen inventou o mapeador linear e ficou conhecido como “pai da imagem na medicina nuclear”. Já em 1957, Hal Anger ficou conhecido como o “pai da câmara de cintilação”, ou da “câmara gama” pois criou um equipamento que realizava imagens de distribuição de substâncias metabolizadas pelo corpo.

Qual radiação é usada na cintilografia ?

A cintilografia utiliza um medicamento (substância química) que emite radiação gama

Quanto tempo a radiação da cintilografia fica no corpo ?

O tempo entre a aplicação e a total concentração da substância nos ossos pode variar entre 2 até 6 horas. Durante esse período, é aconselhável que o paciente ingira bastante líquido e fique à vontade para esvaziar a bexiga sempre que necessário. Não é obrigatório permanecer na clínica enquanto espera.

Quantos tipos de cintilografia existe ?

O exame de cintilografia pode ser aplicado em diferentes partes do corpo. Há a cintilografia do miocárdio, que ajuda a prevenir um infarto, por exemplo, ou mesmo a cintilografia óssea, que pode detectar o surgimento de tumores, doenças metabólicas ou mesmo de processos inflamatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *