EFEITO ANÓDICO

Anúncios

✔ É um processo que está envolvido na produção dos raios-x nos aparelhos utilizados em radiografia. Efeito Anódico é o efeito causado pela ligeira diferença da radiação produzida e que atinja a película do lado do cátodo com mais intensidade. O efeito anódico provoca uma variação espacial na intensidade do feixe de luz que resulta na variação da densidade óptica da imagem que será formada no filme radiográfico

✔ Os raios X são um tipo de radiação eletromagnético com frequências superiores às radiações ultravioletas (UV), ou seja, superiores que 1080 Hz. Estudos teóricos e cálculos a partir do coeficiente de atenuação em massa de diversos materiais foram utilizados para definir o material e o tamanho das peças utilizadas no instrumento que foi desenvolvido na forma de um kit, onde contem peças *metálicas* para realização de um teste para avaliar o efeito anódico nos aparelhos radiográficos.

Esse efeito é causado pela rápida diferença de intensidade no filme radiográfico. A chuva de fótons consequente do choque dos elétrons (Catôdo) com o disco de Tugstênio (Anôdo) gera uma intensidade maior do lado do polo catôdo em relação ao anôdo.
Sabendo disso, podemos utilizar esse efeito para nos favorecer em ter uma boa imagem radiográfica. Podemos posicionar o paciente em direção ao polo positivo (Catôdo) na mesa, também podemos usar ao realizar rotinas de torax em pacientes/clientes femininos, já que temos uma grande densidade nesta região. Vale lembrar também que quanto menos for a distância Foco-Filme (DFoFi) maior se nota esse efeito.

Referência

Descomplicando a Radiologia

Foco Radiologia

https://youtu.be/8C6YF-Z5bCc*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *