FIBRODIAPLASIA OSSIFICANTE
A fibrodisplasia ossificante progressiva, também conhecida como FOP, miosite ossificante progressiva ou síndrome do homem de pedra, é uma doença genética muito rara que faz com que os tecidos moles do corpo, como ligamentos, tendões e músculos, vão se ossificando, ficando duros e dificultando os movimentos corporais. Além disso, esta condição também pode causar alterações
Síndrome de Münchmeyer
Também conhecida como fibrodisplasia ossificante progressiva ou “síndrome do homem de pedra”, esta doença genética consiste na ossificação progressiva do tecido conjuntivo. Mesmo pequenas lesões fazem com que os músculos e o tecido conjuntivo sejam substituídos por osso.
Casos famosos
editar
William McIlhoy entrou para o Livro Guinness dos Recordes depois de 400 operações em 100 hospitais diferentes, acumulando US$ 4 milhões em dívidas no processo. Morreu em um asilo em 1983.
CAUSA
O que causa a fibrodisplasia ossificante progressiva ?
A fibrodisplasia ossificante progressiva é uma doença influenciada por padrão genético e que se desenvolve na formação embriológica.
SINTOMAS
Em pessoas com FOP, pontes de ossos extra se formam através das articulações (juntas do corpo) e acarretam rigidez, bloqueio e imobilidade permanente. De certa forma, pessoas com FOP têm um esqueleto extra. A doença frequentemente se inicia no pescoço e ombros e progride pelo dorso, tronco e membros do corpo.
TRATAMENTO
Tratamento psicoterapêutico e médico devem centrar-se no distúrbio psiquiátrico que desencadeou a síndrome: sejam transtornos do humor, transtornos de ansiedade, transtorno de personalidade borderline, ou algum outro. O prognóstico do paciente depende do transtorno psicológico: depressão e ansiedade, por exemplo, geralmente respondem bem a antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental, enquanto transtornos de personalidade podem chegar a levar anos de tratamento psicoterápico, sendo que em tais casos a medicação se resume a diminuir alguns sintomas.
Casos famosos
editar
William McIlhoy entrou para o Livro Guinness dos Recordes depois de 400 operações em 100 hospitais diferentes, acumulando US$ 4 milhões em dívidas no processo. Morreu em um asilo em 1983
Deixe um comentário