HISTEROSSALPINGOGRAFIA*
EXAME CONTRASTADO
A histerossalpingografia (HSG) é um método diagnóstico de grande importância na pesquisa do componente feminino da infertilidade conjugal, permitindo a avaliação do trajeto percorrido pelo espermatozóide até a trompa de Falópio, local onde ocorre a fertilização do óvulo.
Tem papel relevante na identificação precoce e de alta precisão de anomalias no canal reprodutor feminino. Geralmente, é aliado a outros exames para avaliar uma grande variedade de problemas ginecológicos, como: as malformações congênitas (como útero bicorno), endometriose e a hidrossalpinge.
Porque a histerossalpingografia pode ajuda a engravidar ???
Com a passagem do contraste pelas trompas é possível que microaderências intra tubárias sejam liberadas e pode ser desfeito algum tampão de muco que possa estar, eventualmente, obstruindo a trompa. O aumento das chances de gestação, atribuídas a histerossalpingografia, pode ocorrer
O exame é realizado ambulatorialmente por um médico radiologista especializado, sem a necessidade de internação ou sedação. Um fino cateter flexível é inserido através do orifício externo do colo uterino e o meio de contraste é injetado através deste cateter, quando são realizadas algumas radiografias. Assim, é possível delinear a cavidade endometrial e as trompas, e quando estas estão pérvias, ocorre a dispersão do meio de contraste na cavidade peritoneal. Esse processo na maioria das vezes é concluído em 10 minutos. Após a retirada do cateter, será feita mais uma única radiografia para avaliar como o contraste injetado se distribuiu na pelve e se as trompas esvaziaram completamente
SINTOMAS
Após o exame é comum sentir cólicas leves ou desconforto após a histerossalpingografia. Essas cólicas podem durar algumas horas ou até alguns dias. A sensação de cólica menstrual que você descreveu pode ser normal após o procedimento, principalmente se a dor estiver diminuindo com o tempo.
Deixe um comentário