ÂNGULO DE COBB
No método de Cobb, duas linhas são desenhadas em uma radiografia da coluna vertebral. Uma linha se estende da parte de cima da vértebra superior mais inclinada e a outra linha se estende da parte de baixo da vértebra inferior mais inclinada. O ângulo formado por essas linhas é o ângulo de Cobb.
👉 O que o ângulo de Cobb avalia ?
O método de Cobb1 avalia a intensidade da deformidade angular em escolioses e é o método mais mencionado na literatura para a avaliação da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA). Ele é usado tanto nas radiografias convencionais como nas radiografias realizadas em aparelhos digitais.
👉 Como se mede o ângulo de Cobb ?
Este cálculo pode ser feito com exames impressos ou por programas de computador. O ângulo de Cobb deve evidenciar a angulação máxima da curva da escoliose. Para sua mensuração, são desenhadas duas retas nas vertebras mais inclinadas dentro da concavidade da curva, tanto superiormente, quanto inferiormente.
👉 Qual grau de escoliose é considerado normal ?
Ao classificar o grau de curvatura da escoliose, determina-se o a gravidade da deformação e o tipo de tratamento necessário para a recuperação do paciente, podendo ser classificado em 5 níveis:
1) Até 10 graus: Curva fisiológica (correta). Sem necessidade de tratamento;
2) 10 a 20 graus: Curva Leve.
3) Toracolombares: Estende-se da região torácica (entre a T-1 e T-12), até a coluna lombar (entre a L-1 e L-5);
4) Lombares: Afeta a região lombar (entre as vertebras L-1 à L-5);
5) Lombossacrais: Afeta as regiões entre a coluna lombar (das vértebras L-1 à L-5) e o sacro (S-1 à S-5).
Deixe um comentário