LIPOMA
Os lipomas são tumores benignos formados por tecido adiposo maduro e são os tumores mesenquimais mais comuns. Eles geralmente estão localizados no pescoço, costas, braços, ombros, tórax, mama, parede abdominal e extremidades proximais. A porcentagem desses tumores ao nível cérvico-facial varia entre 13 e 25% dependendo da série revisada. O aparecimento de grandes lipomas na cabeça e pescoço é extremamente raro. Devido ao aparecimento de grandes massas cervicais ao nível da cabeça e pescoço, é necessário realizar exames complementares tanto para determinar sua origem quanto para localizá-la próxima às estruturas adjacentes, além de um conhecimento profundo da anatomia da área. e técnicas cirúrgicas reconstrutivas para seu correto manuseio.
O que acontece se não tirar o lipoma ?
Apesar de ser indolor na maioria dos casos, a condição pode se agravar e se transformar em um tumor maligno.
CAUSAS
Não se sabe, exatamente, quais as causas do lipoma, mas acredita-se que fatores genéticos possam influenciar no surgimento de lipomas. Alguns estudos também indicam que o lipoma pode começar a se desenvolver como decorrência de um trauma naquele ponto do corpo.
SINTOMAS
Os principais sinais e sintomas de lipoma são:
Lesão redonda que aparece por baixo da pele, principalmente no pescoço, costas, ombos e abdômen;
As lesões normalmente não causam dor, mas, em alguns casos, pode causar desconforto ao toque;
A lesão possui consistência firme, elástica ou suave;
O caroço é pequeno, por volta de 5 cm, no entanto pode aumentar até 10 cm, sendo nesse caso considerado um lipoma gigante.
TRATAMENTO
COMO O LIPOMA PODE SER TRATADO?
Uma pequena cirurgia é o suficiente para remover o lipoma, podendo ser realizada no consultório médico. Pode ser removido também através de liposucção, dependendo do seu tamanho, mas para que estas técnicas sejam possíveis o lipoma não pode estar sob o músculo.
Deixe um comentário