NEFROSTOMIA POR PIONEFROSE

Anúncios

A nefrostomia percutânea é a colocação de um dreno diretamente no interior do rim. Esse procedimento é necessário quando há uma obstrução das vias urinárias na pelve, que impede a drenagem normal da urina para a bexiga

A nefrostomia está indicada quando por alguma razão há uma obstrução a livre passagem da urina produzida no rim para a bexiga (tumor na bexiga, na próstata, no genital feminino, cálculo renal), esta urina retida no rim pode então infeccionar e pode também provocar a progressiva perda da

Quanto tempo pode ficar com uma nefrostomia ?

O cateter de nefrostomia fica habitualmente localizado na região lombar (costas) e é fixo à pele através de um ponto. O cateter é colocado, por um médico, no bloco operatório e tem habitualmente uma duração de 6 meses, podendo ser retirado antes desta data ou ser substituído, caso necessite de ficar com ele mais tempo.

Como é feito a cirurgia de nefrostomia?

Existem duas principais abordagens cirúrgicas para a realização de uma nefrostomia: a percutânea e a aberta. Nefrostomia percutânea é realizada através de uma pequena incisão na pele e inserção de um cateter no sistema coletor renal guiado por fluoroscopia (raio X) ou ultrassom.

O que é o Pionefrose ?

Pionefrose é uma hidronefrose infectada, associa- da à destruição do parênquima renal, que pode levar à perda total ou parcial da função renal. A apresentação clínica é marcada por comprometimento importante do estado geral, febre com calafrios, dor lombar e dor à pal- pação abdominal

CAUSAS

Pode ser uma complicação de uma infecção da pélvis (centro) de um rim (pielonefrite), de uma infecção induzida por pedras nos rins (cálculos renais) ou por outro tipo de obstrução dos conductos de urina (hidronefrose), por exemplo por um tumor.

As causas mais frequentes de infecção renal são as bactérias intestinais Escherichia coli, Enterococcus, Enterobacter ou Klebsiella, ou fungos do gênero Candida. Já a causa mais comum de obstrução renal são os cálculos (75% )

CAUDAS

Pode ser uma complicação de uma infecção da pélvis (centro) de um rim (pielonefrite), de uma infecção induzida por pedras nos rins (cálculos renais) ou por outro tipo de obstrução dos conductos de urina (hidronefrose), por exemplo por um tumor.[1]

As causas mais frequentes de infecção renal são as bactérias intestinais Escherichia coli, Enterococcus, Enterobacter ou Klebsiella, ou fungos do gênero Candida. Já a causa mais comum de obstrução renal são os cálculos (75% )

TRATAMENTO

Atualmente recomenda-se inserir um tubo para nefrostomia percutânea anterógrada para a drenagem de material purulento e depois injetar medicação antifúngica e antibióticos (como gentamicina ou ampicilina) para tratar adequadamente essas infecções. Também é importante regularizar a pressão arterial e o equilíbrio hidroeletrolítico com uma solução intravenosa. Quando a infecção já está muito avançada, há suspeitas de câncer ou o dano renal já é permanente pode ser necessário extrair parte do rim cirurgicamente (nefrotomia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *