ATRESIA DUODENAL
O intestino delgado é dividido em duodeno, jejuno e íleo. Juntos, eles podem ter mais de 6 metros de comprimento. O duodeno e o jejuno são encontrados no quadrante superior esquerdo, enquanto o íleo está no quadrante inferior direito do abdome. Todas as três partes são cobertas pelo omento maior anteriormente.
A atresia esofágica é uma anomalia no sistema digestivo que ocorre quando o esôfago, órgão que liga a boca ao estômago, apresenta um fechamento em sua extremidade superior.
Atresia duodenal é um defeito embriológico do desenvolvimento, canalização ou rotação do intestino anterior. Sua incidência é de 1 entre 7.500 a 10.000 nascidos vivos. Este problema ocorre quando há um defeito no processo de recanalização do intestino obliterado entre a 8ª e a 10ª semana de gestação
FUNÇÃO DO DUODENO
duodeno tem função associada à mistura do quimo (alimento que passa por digestão no estômago) com a bile (produzida no fígado) e com o suco pancreático (secreção exócrina do pâncreas).
CAUSAS
Pensa-se que a atresia intestinal possa ser causada por rotação intestinal ou malformação da parede abdominal , levando a uma má irrigação sanguínea do intestino durante o desenvolvimento fetal, resultando em falha da canalização do tubo intestinal.
TRATAMENTO
A atresia de esôfago deve ser diagnosticada em bebês no pré-natal, para que as gestantes possam ser encaminhadas a hospitais onde existem Unidades de Terap Intensiva Neonatal (Utin) e uma equipe de cirurgia para fazer a correção.
Pode retirar o duodeno?
?
Em cirurgias de retirada da cabeça do pâncreas, também é necessário retirar o duodeno, por isso o nome duodenopancreatectomia. Este procedimento é realizado para retirada de tumores na cabeça do pâncreas ou em pacientes que possuem tumor de duodeno ou de papila duodenal, ainda que este seja raro.
Deixe um comentário