BEATLES X RÁDIOLOGIA

Anúncios

Qual a relação entre os Beatles e criação da tomografia computadorizada. ?

Se hoje podemos ver o corpo humano por dentro, é muito graças ao físico alemão Wilhelm Roentgen, que em 1895 descobriu os raios X. Mas, de lá para cá, houve muita evolução. Uma delas foi a criação da tomografia computadorizada, que permite que se enxergue o corpo em 360 graus. Desde 1972, essa tecnologia já contribuiu para a investigação de doenças como câncer, AVC e a atual Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Foi justamente por causa desse sucesso todo que a gravadora da banda, a Electrical and Musical Industries (EMI), teve tanto lucro que decidiu investir um pouco de grana em pesquisas. O ano era 1967 e Hounsfield, que trabalhava na área de radares e armas guiadas há 16 anos, foi um dos cientistas que receberam fundos para investir em projetos científicos. Anos mais tarde, ele revelou que teve a ideia durante uma caminhada no interior.

Como era de se esperar, o projeto teve várias frustrações… E alguns incidentes curiosos, sem falar nas experiências de viajar por Londres usando transporte público carregando cérebros de bois para usar nas avaliações de um scanner experimental nos laboratórios”, escreveu o engenheiro em sua autobiografia. Na época, a máquina foi batizada de EMI-Scanner, em homenagem à patrocinadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *