Artrite Reumatoide.
Nesta patologia o revestimento das articulações é afetado, causando inchaços doloridos.
Com o passar do tempo, a inflamação causada pela artrite reumatoide pode levar à erosão do osso e deformidade da articulação.
Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune. Sintomas: Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.
CAUSAS
Especula-se que infecções por vírus ou bactérias, possam funcionar como gatilho, isto é, iniciando o processo autoimune. Além disso, ter história de artrite reumatoide na família, obesidade e tabagismo, funcionam como fator de risco para o aparecimento de artrite reumatoide.
SINTOMAS
A dor é intensa nas articulações e pode piorar e regredir. Pode até desaparecer conforme o tratamento é feito. Distúrbios do sono e fadiga – são comuns e podem afetar a qualidade de vida. Depressão e ansiedade – podem ser desencadeadas pela dor intensa e a limitação nos movimentos.
TRATAMENTO
Embora não exista cura para a artrite reumatoide, fisioterapia e medicamentos podem ajudar a retardar a progressão da doença. A maioria dos casos pode ser tratada com uma classe de medicamentos chamados “drogas antirreumáticas modificadoras de doença” (DMARDs, na sigla em inglês)
Deixe um comentário