PNEUMONIA EOSINÓFILICA

Anúncios

WILHELM LOFFLER
PNEUMONIA EOSINÓFILICA

▶ Síndrome de LOFFLER

✔ Síndrome de Löffler ou de Loeffler é uma doença caracterizada pelo acúmulo de eosinófilos no pulmão, em resposta a uma infecção por parasito.

✔ Foi descrita, pela primeira vez, em 1932 por Wilhelm Löffler, em casos de pneumonia eosinofílica causada por parasitas, como o Ascaris lumbricoides,[2] o Strongyloides stercoralis e os causadores da ancilostomíase, Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

✔ Apesar de Löffler ter descrito somente a pneumonia eosinofílica no contexto da infecção, muitos autores atribuem o termo “síndrome de Löffler” a qualquer forma de eosinofilia pulmonar de início agudo, independente de sua causa básica. Se a causa for desconhecida, isso é especificado e chamado de “eosinofilia pulmonar simples”. Os problemas cardíacos causados por lesões provocadas pelas proteínas secretadas pelos eosinófilos (por exemplo, a proteína básica principal) são conhecidos como endocardite de Loeffler e podem ser causados por eosinofilia idiopática ou por eosinofilia em resposta a infecção parasitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *