RADIOLOGIA INDUSTRIAL
IRRADIAÇÃO EM ALIMENTOS
A irradiação de alimentos é feita para aumentar a validade dos alimentos impedindo o crescimento de agentes indesejados, como fungos e insetos. ☢️
Essa técnica é utilizada tanto para alimentos naturais 🌽🍓, quanto para alimentos processados 🍜🍬.
👉 O valor nutricional do alimento NÃO é alterado!
👉 O fato do alimento irradiado NÃO o torna prejudicial à saúde.
Irradiação de alimentos é o processo de exposição de alimentos à radiação ionizante para destruir microorganismos, bactérias, vírus ou insetos que possam estar presentes nos alimentos.
Comida irradiada não se torna radioativa, mas em alguns casos pode haver sutis mudanças químicas.
O processo de irradiação para conservação consiste em expor os alimentos, a granel ou empacotados, a ondas de energia e, dependendo do objetivo e normas estabelecidas, pode-se aplicar uma dose pequena, média ou alta, denominadas de radiação.
As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.
Como saber se o alimento é irradiado ?
A Radura é um logotipo internacional utilizado para identificar um alimento irradiado. A lei exige que, além dos dizeres referentes aos alimentos, deve constar no painel principal a frase
ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO
Quais são os 5 alimentos mais radioativos do mundo ?
Banana, castanha do pará, cenoura, batata inglesa, carne, feijão e cerveja são alguns exemplos de alimentos que carregam, de forma natural, elementos radioativos. Não há como fugir, mas também não precisa se preocupar.
Quais alimentos não podem ser irradiado ?
O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.
Deixe um comentário