*TÓRAX INSTÁVEL*
DIVERSAS FRATURAS DE COSTELAS
☢️‼️☢Paciente com Revestimento extenso de nervuras para segmento de mangual, O tórax instável ou segmento torácico instável ocorre quando três ou mais costelas contíguas são fraturadas em dois ou mais lugares. Clinicamente, um segmento de apenas uma ou duas costelas pode atuar como um segmento instável, portanto, há alguma controvérsia entre as definições clínicas e radiológicas.
☢️‼️Diagnóstico: A ponta do tubo endotraqueal se projeta 4,5 cm acima da carina. Uma sonda nasogástrica se projeta sobre a região do estômago. A ponta do cateter intercostal esquerdo se projeta medialmente sobre a zona média esquerda. Fixação de placa e parafuso de intervalo de múltiplas fraturas de costela do lado esquerdo, bem como uma fratura do eixo médio da clavícula esquerda. Enfisema subcutâneo associado é observado. Atelectasia subsegmentar no lobo inferior esquerdo. Fratura novamente observada no colo da escápula esquerda….
🚫 O tórax instável é um quadro de fraturas de vários arcos costais adjacentes que resultam na separação de um segmento da parede do tórax do restante da caixa torácica; é um marcador de lesão pulmonar subjacente.
🚫 Pode ocorrer fratura em mais de um local de um único arco costal.
Se houver fratura em vários arcos costais adjacentes em ≥ 2 locais, as rupturas em cada arco costal resulta em um segmento da parede torácica que não está mecanicamente ligado ao restante da caixa torácica (segmento instável).
Este segmento instável move-se paradoxalmente (i. e., para fora durante a expiração e para dentro durante inspiração
Imagens
João Paulo Queiroz
Deixe um comentário