DERMATOMIOSITE

Anúncios

DERMATOMIOSITE

☢ A dermatomiosite é uma doença inflamatória rara que atinge, principalmente, músculos e pele, causando fraqueza muscular e lesões dermatológicas. Surge mais frequentemente em mulheres e é mais comum em adultos, mas pode surgir em pessoas com menos de 16 anos, sendo chamada de dermatomiosite infantil.

☢ PONTOS IMPORTANTES DE APRENDIZAGEM: O curso da doença pode ser dividido em uma fase inflamatória aguda e uma fase de cura crônica com episódios variados de remissões e recidivas
Na fase aguda, as características radiográficas são as de miosite e edema com obliteração dos planos normais dos tecidos e inchaço dos músculos predominantemente envolvendo a coxa, braços, parede torácica. As calcificações geralmente se desenvolvem na fase crônica nos locais de necrose envolvendo a pele, tecido subcutâneo, planos fasciais e músculos.
Qualquer causa de trauma ou inflamação (como cirurgia) pode precipitar calcinose no local afetado.

CAUSAS

Não há causa conhecida. O desenvolvimento da doença está relacionado a um distúrbio imunológico e associado a uma predisposição genética, que resultam em um processo denominado vasculite (inflamação dos vasos sangüíneos), de caráter crônico.

SINTOMAS

De forma menos comum, os indivíduos com dermatomiosite podem apresentar ainda sintomas sistêmicos como artrite, doença esofágica, falta de ar e dificuldade para engolir ou falar, e acometimento de outros órgãos como o coração, pulmões e intestino.

TRATAMENTO

O tratamento tem por objetivo induzir à remissão da doença para que a criança possa levar uma vida normal e sem medicações. Na maioria dos casos, a inflamação é controlada através do uso de corticosteróide e de medicamentos imunossupressores, que são utilizados por um ou mais anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *