DOENÇA DE OLLIER
A doença de Ollier é um tumor ósseo benigno, não hereditário, que geralmente se caracteriza pela presença de múltiplas lesões radiolúcidas (encondromas) na metáfise de ossos longos com predominância unilateral. A doença é uma entidade clínica rara com 1/100000 de ocorrência na primeira infância.
Displasia óssea primária rara caracterizada por múltiplos encondromas (tumores benignos formadores de cartilagem). As lesões são geralmente unilaterais ou distribuídas assimetricamente. O esqueleto apendicular é habitualmente o local mais afetado
CAUSAS
A Displasia óssea primária rara caracterizada por múltiplos encondromas (tumores benignos formadores de cartilagem). As lesões são geralmente unilaterais ou distribuídas assimetricamente. O esqueleto apendicular é habitualmente o local mais afetado
SINTOMAS
Manifesta-se habitualmente na primeira década de vida, com tumefações nos ossos das mãos ou pés, assimetria do comprimento dos membros e/ou dor nos membros ou articulações.
TRATAMENTO
Atualmente, não existe cura para a doença de Ollier. Complicações como fraturas, deformidades e neoplasias que surgem dela podem ser tratadas por meio dos procedimentos médicos habituais, inclusive cirurgia. A correção cirúrgica das deformidades do(s) membro(s) afetado(s) pode ser útil.
Deixe um comentário