A colite ulcerativa é uma doença intestinal inflamatória crônica em que o intestino grosso (cólon) fica inflamado e ulcerado (com perfuração ou erosão), causando exacerbações (ataques ou crises) de diarreia com sangue, cólicas abdominais e febre. O risco de longo prazo de ter câncer de cólon é maior que em pessoas que não têm colite ulcerativa.
A causa dessa doença é desconhecida.
Os sintomas característicos durante as crises incluem cólicas abdominais, urgência para defecar e diarreia (geralmente com sangue).
O diagnóstico é baseado em uma sigmoidoscopia ou, às vezes, em uma colonoscopia.
Pessoas que tiveram colite ulcerativa de longa data têm um risco maior de ter câncer de cólon.
O tratamento tem como objetivo controlar a inflamação, reduzir os sintomas e repor qualquer perda de líquidos e nutrientes
CAUSAS
Acredita-se que, na verdade, a presença deles no organismo pode causar um mau funcionamento do sistema imunológico, e esse mau funcionamento é que levaria à retocolite ulcerativa. Na tentativa de combater o patógeno, o sistema imunológico pode começar a atacar as células do intestino.
SINTOMAS
Entre os sintomas mais comuns de colite ulcerativa, podemos destacar:
Diarreia frequente e constante, que acontece principalmente após a realização de alguma refeição;
Fezes eliminadas juntamente com a presença de muco, sangue e até mesmo pus;
Sangramento anal;
Perda do apetite;
Cólicas abdominais;
Perda de peso;
Anemia;
Febre leve;
Náuseas e vômitos ocasionais;
Feridas na boca.
TRATAMENTO
O tratamento é feito de acordo com sua causa. A indicação de medicamentos para aliviar os sintomas, como anti-inflamatórios (ibuprofeno), analgésicos (paracetamol) ou ainda antibióticos para tratar a infecção, será feita após o diagnóstico correto da colite por um médico.
Deixe um comentário