HISTÓRIA DA DENSITOMETRIA ÓSSEA

Anúncios

HISTÓRIA DA DENSITOMETRIA ÓSSEA

▶ Foi desenvolvida por John Cameron e James Sorenson em 1963. O primeiro densitômetro comercial da história foi desenvolvido na Universidade de Wisconsin – Madison USA em 1972, sob a tutela de Richard B. Mazess, Ph. D. fundador da Lunar Corporation. O aparelho chegou ao Brasil em 1989.

▶ Densitometria Óssea

✔ A densitometria óssea é uma análise computadorizada da quantidade de cálcio e outros materiais contidos nos ossos (densidade mineral óssea). Utiliza-se uma fonte de raios X duo-energética para aquisição de imagens de, por exemplo, coluna lombar, fêmur proximal ou corpo inteiro.

✔ É um exame de radiologia que mede, com rapidez e precisão, a densidade dos ossos. O resultado é comparado com padrões para idade e sexo.

✔ É principalmente usada para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenças nas quais a densidade e a quantidade de minerais são baixas, e o risco de fraturas é alto. A osteopenia é uma afecção óssea na qual os ossos perdem estes minerais e têm menor densidade, o que os torna mais frágeis. Quando a perda óssea é grave, a afecção se chama osteoporose.

Fonte e imagens : leia mais em 🔽
http://deanradiologia.blogspot.com/p/densitometria-ossea.html?m=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *