METALOSE
Metalose é uma condição médica que envolve deposição e acúmulo de detritos metálicos nos tecidos moles do corpo.
Sabe-se que a metalose ocorre quando componentes metálicos em implantes médicos, especificamente substituições de articulações, se desgastam uns contra os outros.
A metalose também foi observada em alguns pacientes sensíveis ao implante ou por razões desconhecidas, mesmo na ausência de prótese mal posicionada. Embora rara, a metalose foi observada em uma incidência estimada de 5% dos pacientes com implantes de articulações metálicas nos últimos 40 anos. As mulheres podem correr um risco ligeiramente maior do que os homens. Se ocorrer metalose, pode envolver as articulações do quadril e do joelho, o ombro. ,punho, articulações do cotovelo ou coluna vertebral.
Na coluna vertebral, os resíduos de desgaste e a reação inflamatória resultante podem resultar em uma massa frequentemente chamada de “metaloma” na literatura médica, que pode levar ao comprometimento neurológico ao longo do tempo.
Uma condição semelhante também foi descrita quando ocorre degradação do implante dentário de titânio, levando à peri-implantite inflamatória mediada por partículas de titânio.[8][9][10] os tecidos peri-implantares não ocorrem por abrasão funcional, mas acredita-se que resultem de procedimentos de higiene prejudiciai ou devido a interações eletroquímicas complexas causadas por bactérias orais
A abrasão dos componentes metálicos pode causar a solubilização dos íons metálicos. A hipótese de que o sistema imunológico identifica os íons metálicos como corpos estranhos e inflama a área ao redor dos detritos pode estar incorreta porque o pequeno tamanho dos íons metálicos pode impedir que eles se tornem haptenos. .
O envenenamento por metalose é raro, mas o cobaltismo é um problema de saúde estabelecido. O envolvimento do sistema imunológico nesta suposta condição também foi teorizado, mas nunca foi comprovado.
Os supostos sintomas de metalose geralmente incluem dor ao redor do local do implante, pseudotumores (uma massa de células inflamadas que se assemelha a um tumor, mas na verdade são fluidos coletados) e uma erupção cutânea perceptível que indica necrose.contribuem para o afrouxamento do implante ou dispositivo médico. A metalose pode causar luxação de implantes não cimentados, pois o tecido saudável que normalmente manteria o implante no lugar é enfraquecido ou destruído.
Foi demonstrado que a metalose causa osteólise.
Mulheres, pessoas de baixa estatura e obesos correm maior risco de metalose porque sua estrutura corporal causa mais tensão no implante, acelerando a abrasão dos componentes metálicos e o conseqüente acúmulo de detritos metálicos.
Deixe um comentário