DOENÇA A DE GOTA

Anúncios

DOENÇA DE GOTA

A gota é uma condição caracterizada por episódios agudos de artrite. É mais comum que ela afete uma única articulação — o dedão do pé, principalmente —, mas não se limita a isso. Ela também pode avançar para outras articulações do corpo e causar uma série de sintomas, como:

👉inflamação local;
👉episódios de dor intensa;
👉inchaço nas áreas afetadas.

Revista Brasileira de Reumatologia
Artigos de revisão • Rev. Bras. Reumatol. 57 (1) • Jan-Feb 2017 •
https://doi.org/10.1016/j.rbre.2016.05.001
copiar
Aspectos relevantes do diagnóstico e seguimento por imagem na gota
AutoriaSCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS
RESUMO
A gota é uma artrite caracterizada pela deposição de cristais de monourato sódico na membrana sinovial, na cartilagem articular e nos tecidos periarticulares que leva a um processo inflamatório.

Na maioria dos casos o diagnóstico é estabelecido por critérios clínicos e pela análise do líquido sinovial, em busca dos cristais de MSU. Porém, a gota pode se manifestar de maneiras atípicas e dificultar o diagnóstico. Nessas situações, os exames de imagem têm papel fundamental, auxiliam na confirmação diagnóstica ou ainda excluem outros diagnósticos diferenciais.

A radiografia convencional ainda é o método mais usado no acompanhamento desses pacientes, porém é um exame pouco sensível, por detectar somente alterações tardias.

SINTOMAS

Um dos primeiros sintomas da gota é um inchaço na articulação do dedão do pé, que leva alguns dias para desaparecer e causa dor intensa. Quando o dedo é movimentado, a dor piora.

CAUSAS

A gota é causada por níveis altos de ácido úrico no sangue, um quadro clínico chamado hiperuricemia, que frequentemente ocorre em membros da mesma família. Níveis altos de ácido úrico no sangue resultam da baixa eliminação pelos rins ou porque o corpo produz demais.

TRATAMENTO

O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e do uso de anti-inflamatórios
Durante um ataque agudo, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a duração do ataque. Os pacientes com gota crônica podem adotar mudanças comportamentais, como dieta, exercícios físicos e diminuição da ingestão de álcool, para ajudar a diminuir a frequência dos ataques. Além disso, esses pacientes costumam precisar de medicamentos como a colchicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *