CIRCUITO ARTERIAL DE WILLIS

Anúncios

CIRCUITO ARTERIAL DE WILLIS

Tem esse nome devido ao médico inglês
Thomas Willis (1621-1673),
O polígono de Willis, também conhecido como círculo arterial cerebral, é um conjunto de artérias que irrigam o cérebro e que possui uma função importante na circulação cerebral.

FUNÇÃO
Irriga o cérebro e fornece passagens colaterais de sangue em caso de obstrução de artérias

SISTEMAS
Vértebro-basilar e carotídeo

CONEXÕES
Conecta as circulações cerebrais anterior e posterior, permitindo o fluxo sanguíneo circular entre elas
Artérias perfurantes
Pequenas artérias que suprem as estruturas circundantes na superfície ventral do cérebro, como a glândula hipófise e o quiasma óptico

NOMEAÇÃO
Homenagem a Thomas Willis (1621-1673), médico inglês
Embora as conexões anatômicas do polígono de Willis sejam geralmente completas, algumas partes podem ser funcionalmente restritas devido a variações no tamanho das artérias. Aneurismas podem surgir na bifurcação ou junção das artérias do polígono de Willis.

A principal função do polígono de Willis é permitir o fornecimento de um fluxo sanguíneo colateral entre os sistemas arteriais anterior e posterior do cérebro. Além disso, o polígono de Willis também cria caminhos alternativos para o fluxo sanguíneo entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo

As artérias que formam o polígono de Willis são :

👉 Artérias cerebrais posteriores,
👉Artérias comunicantes posteriores,
👉Artérias cerebrais médias,
👉Artérias cerebrais anteriores,
👉Artéria comunicante anterior.

A artéria cerebral posterior é uma artéria da cabeça que se divide em duas e irriga a parte posterior do cérebro. Suas principais funções são:

Suprir o lobo occipital, o lobo temporal medial, o tálamo e os corpos mamilares e geniculados

Formar o arco posterior do círculo de Willis, juntamente com as artérias comunicantes posteriores

A artéria cerebral posterior se origina da artéria basilar, que é formada pela união das artérias vertebrais direita e esquerda. A circulação cerebral posterior é formada pela artéria basilar, pelas artérias vertebrais, pelas artérias cerebrais posteriores e pelas artérias comunicantes posteriores

As artérias comunicantes são vasos sanguíneos que fazem parte do polígono de Willis, uma estrutura vascular do cérebro que conecta as artérias cerebrais anteriores e posteriores à artéria carótida interna. Existem dois tipos de artérias comunicantes: a anterior e a posterior:

Artéria comunicante anterior
Conecta as artérias cerebrais anteriores direita e esquerda, formando um canal anastomótico. É o vaso sanguíneo do cérebro com maior variação de forma, implantação e débito sangüíneo.

Artéria comunicante posterior
É um par de vasos, um em cada lado, que se conecta a três artérias cerebrais do mesmo lado. Anteriormente, é uma porção da trifurcação terminal da artéria carótida interna, e posteriormente se comunica com a artéria cerebral posterior.

A artéria cerebral média é um vaso sanguíneo que fornece sangue a grandes partes das superfícies laterais dos lobos frontal, parietal e temporal do cérebro.

Artéria cerebral média
Localização
Ramo principal da artéria carótida interna
Função
Irriga a maior parte da face supero-lateal de cada hemisfério
Outras funções
Fornece ramos que irrigam os gânglios da base e o limbo anterior da cápsula interna
Lesões na artéria cerebral média podem ser fatais ou provocar:
Coma, Hemianopsia, Hemiplegia, Hemianestesia, Afasia, Agnosia visual.

A presença de uma artéria cerebral média acessória é rara e pode estar relacionada a um arranjo favorável ou desfavorável.

A artéria cerebral anterior é um ramo da artéria carótida interna que fornece sangue oxigenado para a face medial do cérebro. Ela supre as seguintes estruturas cerebrais:
Corpo caloso
Porções mediais dos lobos frontal e parietal
Diencéfalo
Corpo estriado
Cápsula interna
Plexo corioideo do ventrículo lateral

A artéria cerebral anterior direita e esquerda são conectadas pela artéria comunicante anterior, formando o polígono de Willis, juntamente com as artérias cerebrais posteriores e as artérias comunicantes posteriores.

Problemas na artéria cerebral anterior podem causar: Paresia e/ou hipostesia das áreas corticais motora e sensitiva, Rebaixamento do nível de consciência, Incontinência urinária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *