TIPOS DE TUMORES MALIGNOS
A primeira vez que o câncer foi mencionado na história foi em um papiro egípcio do ano 2600 a.C., escrito pelo médico Imhotep. O documento relatava 48 doenças, entre as quais “massas salientes no peito (…) que se espalham”.
Imotepe foi um polímata egípcio, que serviu a Joser, faraó da III dinastia, na função de vizir ou chanceler do faraó e sumo-sacerdote do deus-sol Rá, em Heliópolis.
Tumores malignos, também conhecidos como neoplasias malignas ou câncer, são tumores que se caracterizam por uma multiplicação descontrolada e rápida de células:
São agressivos e podem invadir outros tecidos e órgãos
Podem se espalhar pelo corpo através da corrente sanguínea e dos vasos linfáticos
Quando se espalham, o novo tumor é chamado de metástase
A metástase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nos pulmões, fígado, cérebro e ossos
Os tumores malignos podem ser curados, principalmente se forem diagnosticados precocemente
Os tumores malignos são identificados por estágios, sendo o estágio 4 o mais grave, quando o câncer se espalha para outros órgãos ou todo o corpo.
Os tumores malignos, também conhecidos como câncer, podem ser classificados em vários tipos, de acordo com o tecido de origem :
CARCINOMAS
Tumores que se desenvolvem a partir de células que revestem os órgãos internos ou a pele. São o tipo de câncer mais comum, representando mais de 80% dos casos. Exemplos de carcinomas são o câncer de pele, de mama, de próstata, de pulmão e de cólon.
SARCOMAS
Tumores que se desenvolvem a partir de células mesodérmicas, que formam os músculos, ossos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Exemplos de sarcomas são o leiomiossarcoma e o osteossarcoma.
LINFOMAS
Tumores que se desenvolvem a partir de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que faz parte do sistema imunológico.
Leucemias
Tumores que se desenvolvem a partir de células dos glóbulos brancos da medula óssea e do sangue.
MIELOMAS
Tumores que se desenvolvem a partir de plasmócitos, células que produzem anticorpos.
Os tumores malignos são agressivos e podem se espalhar pelo corpo, invadindo outros órgãos. O tratamento mais adequado depende do estágio do tumor, sendo mais complicado e agressivo nos estágios mais avançados.
CAUSAS
OS principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.
TRATAMENTO
O tratamento é personalizado, vai de pessoa a pessoa, mas os tratamentos disponíveis são: cirurgia para remover o tumor, quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, terapias-alvo e imunoterapia.
Existem quatro tipos considerados básicos para o tratamento contra o câncer. São eles:
👉 Cirurgia
👉 Radioterapia
👉 Quimioterapia
👉 Hormonioterapia.
Deixe um comentário