SÍNDROME DE HANGLUND
A patologia recebe este nome porque Patrick Haglund foi o primeiro a descrever a deformidade associada com dor na parte de trás do calcanhar, em 1928.
A deformidade de Haglund, também conhecida como síndrome de Haglund ou esporão do calcâneo, é uma alteração óssea que se caracteriza por um aumento de volume na região posterior superior do calcanhar.
Esta deformidade pode causar: Dor e desconforto, Inflamação nos tecidos à volta do calcanhar, Bursite, Tendinite do tendão de Aquiles.
A deformidade de Haglund é mais comum em mulheres jovens que usam frequentemente sapatos altos e apertados, mas também pode afetar homens.
Os tratamentos para a deformidade de Haglund podem ser cirúrgicos ou não cirúrgicos. Os tratamentos não cirúrgicos incluem:
Adequação do calçado
Alongamento
Fortalecimento do tendão
Terapia por ondas de choque
Infiltrações locais
Acupuntura
Os tratamentos cirúrgicos podem incluir:
Alongamento cirúrgico do tendão
Ressecção da área degenerada
Retirada de todo o tendão e transferência de outro para o local
O tempo de reabilitação após um tratamento cirúrgico depende do procedimento realizado e varia de 4 a 12 semanas de imobilização.
CAUSAS
OS fatores que contribuem incluem: pisada supinada, com uma tendência a andar na parte externa do calcanhar. um osso do calcanhar proeminente (forma pontiaguda que se projeta em direção ao tendão) na parte de trás (foto abaixo) um tendão de Aquiles encurtado
SINTOMAS
Dor na região do tornozelo e no calcanhar, vermelhidão e um edema no local próximo a inserção do osso, podem ser notados pelo paciente. Em casos mais graves, a dor se faz presente durante o repouso, sendo necessário o acompanhamento de um ortopedista
TRATAMENTO
O principal objetivo do tratamento é aliviar a dor. Para tanto, são utilizados medicamentos como analgésicos e cicatrizantes, aplicação de gelo para reduzir o inchaço, procedimentos fisioterapêuticos, iontoforese, acupuntura e o uso de dispositivos que possam aliviar pressão do osso do calcanhar
Deixe um comentário