ATELECTASIA DO LOBO SUPERIOR ESQUERDO

Anúncios

Atelectasia do Lobo Superior Esquerdo

Na atelectasia do lobo superior direito, o lobo colapsado tende a se deslocar no sentido cefálico e medial, produzindo uma opacidade apical triangular na incidência frontal de uma radiografia de tórax.

Padrões de colapso na atelectasia lobar

A atelectasia obstrutiva produz padrões de colapso consistentemente reconhecíveis, dependendo da localização do segmento ou lobo atelectásico e do grau em que fatores como fluxo de ar colateral entre os lobos e pneumonia obstrutiva permitem o colapso do lobo afetado.
Em geral, os lobos colapsam em uma configuração semelhante a um leque, com a base do triângulo em forma de leque ancorada na superfície pleural e o ápice do triângulo ancorado no hilo.
Outros lobos não afetados sofrerão hiperinsuflação compensatória na tentativa de “preencher” o hemitórax afetado e essa hiperinsuflação pode limitar a quantidade de deslocamento das estruturas móveis do tórax.
Atelectasia do lobo superior esquerdo

Na radiografia frontal:
Há uma área nebulosa de densidade aumentada ao redor do hilo esquerdo.
Há um deslocamento da traquéia para a esquerda.
Pode haver elevação com “tenting” (pico) do hemidiafragma esquerdo.
A hiperinsuflação compensatória do lobo inferior pode fazer com que o segmento superior do lobo inferior esquerdo se estenda até o ápice do tórax no lado afetado.
Na radiografia lateral:
Há deslocamento anterior da fissura principal e o lobo superior opacificado forma uma faixa de densidade aumentada que corre aproximadamente paralela ao esterno.

Atelectasia do Lobo Superior Esquerdo Na vista frontal, há uma densidade nebulosa ao redor do hilo esquerdo. O coração está deslocado para a esquerda (seta verde). o lobo inferior esquerdo se expande superior e medialmente ao lobo inferior colapsado (seta vermelha) (“sinal de Luftsichel”).

CAUSAS

Uma série de fatores podem desencadear atelectasia, sendo os principais: Acúmulo de muco dentro de um brônquio, geralmente devido a dificuldades para tossir e expelir o catarro. Inalação de objetos como brinquedos, pedaços de alimentos ou até comprimidos. Infecções como pneumonia, bronquite ou tuberculose.

TRATAMENTO

O tratamento da atelectasia inclui o clínico e o fisioterapêutico. No tratamento clínico, pode ser usado a broncoscopia como método de diagnóstico e terapêutico, pode ser usado também o tempo ou o grau da obstrução.

Pode também mantendo a tosse e a respiração profunda e tratando a causa. A tendência natural de espaços abertos de ar, como os alvéolos, é colapsar. Isso é combatido pelo seguinte: Surfactante (que mantém a tensão de superfície)

Referência
Learning Radiology

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *