CALCINOSE TUMORAL
A calcinose tumoral é um tipo raro de calcificação extraóssea caracterizada por grandes massas císticas e elásticas contendo depósitos de fosfato de cálcio. A condição é mais prevalente no tecido periarticular e preserva estruturas osteoarticulares.
CAUSAS
O que pode causar calcinose ?
A forma mais comum é a Calcinose Distrófica (CD), caracterizada por valores normais de cálcio, fósforo e paratormônio (PTH), ocorrendo geralmente na presença de doenças que levam a dano tecidual, sendo as mais frequentes as doenças do tecido conjuntivo, como esclerose sistêmica e dermatomiosite
SINTOMAS
Quais os sintomas da calcinose ?
No lúpus, a calcinose é uma manifestação cutânea rara. Geralmente, acomete o paciente com diagnóstico estabelecido por um tempo médio de 9,8 anos. Caracteriza-se pela presença de nódulos endurecidos de tamanhos variados, móveis ou aderidos aos planos profundos.
TRATAMENTO
Qual o tratamento para calcinosE ?
A calcinose causada pela esclerose sistêmica é uma afecção na qual o último ato na escada de tratamento é a ressecção cirúrgica, devido à dúvida de evolução do trauma cirúrgico frente à doença de base.
referência MEDICINA NOTÁVEL
Deixe um comentário