DIVERTÍCULOS ESOFÁGICO
Os divertículos do esôfago médio são causados por uma inflamação localizada na cavidade torácica externa ao esôfago que provoca a tração do esôfago ou são causados por distúrbios da motilidade esofágica. Um divertículo do esôfago médio raramente causa sintomas, mas o distúrbio de motilidade primário pode provocá-los.
Causa uma dilatação localizada, de tamanho variável, formado pela parede total ou parcial do esôfago e com uma cavidade que se comunica com a luzz .
Aparece na transição faringo-esofágica, torácicos e torácicos justa-cárdicos.
CAUSAS
Não se sabe o que causa a diverticulose, mas ela pode estar relacionada à dieta, a um estilo de vida sedentário, à obesidade, ao tabagismo e ao uso de determinados medicamentos. Acredita-se que a formação dos divertículos se deve a espasmos na camada muscular do intestino.
Esse divertículo é causado pela descoordenação entre o relaxamento do esfíncter esofágico superior (EES) e a contração da faringe.
TRATAMENTO
Geralmente, não é necessário tratamento para divertículos. No entanto, se os sintomas forem graves ou se o divertículo for grande, o divertículo pode ser removido cirurgicamente.
A diverticulite aguda complicada é tratada no hospital, com o uso de antibióticos na veia, podendo ser necessária realização de um procedimento cirúrgico. Em caso de abscesso, o cirurgião poderá fazer a drenagem da secreção acumulada, através de uma punção.
Quem tem diverticulose precisa fazer cirurgia ?
A cirurgia nem sempre é necessária em casos de diverticulite, já que os antibióticos costumam ter sucesso no controle da infecção. Entretanto, caso os medicamentos não sejam suficientes e os abscessos se formarem, o procedimento cirúrgico será necessário para evitar complicações mais sérias.
Deixe um comentário