DOENÇA DE LEGG-CALVE+ PERTHES

Anúncios

Doença de Legg-Calvé-Perthes

A doença de Legg-Calvé-Perthes consiste na destruição do quadril na criança. Essa doença é causada por um fornecimento de sangue insuficiente para a parte superior da placa de crescimento do fêmur, perto da articulação do quadril. Os sintomas típicos incluem dores no quadril e dificuldades para andar.

💡Necrose óssea da epífise femoral proximal, devido à interrupção do suprimento sanguíneo.

💡 É uma patologia autolimitada e de etiologia desconhecida. Acomete a população pediátrica (4-10 anos de idade). Geralmente é unilateral (90% dos casos) e acomete mais o sexo masculino.

🩺 Dor, claudicação e diminuição da amplitude articular. A dor pode irradiar-se para joelho e face anterior da coxa, devido à compressão do nervo obturatório. Exame físico: limitação da abdução e rotação interna do quadril.

☢️ Achados radiográficos:

  • Cabeça femoral achatada, esclerótica (hiperdensidade = mais branco) e, por vezes, com fragmentos ósseos adjacentes. Colo femoral encurtado e superfície metafisária irregular.

📷 4 e 5: Observe o padrão de achatamento, esclerose e fragmentação da epífise femoral. Compare com o quadril contralateral que se encontra normal. Arrasta pro lado e treina o 👀.

📷6 e 7: A epífise femoral esquerda marcadamente achatada, esclerótica e fragmentada. Há alargamento e deformidade da cabeça e colo do fêmur, com alterações escleróticas no acetábulo esquerdo. Arrasta pro lado e treina o 👀.

Quem foi Legg Calve Perthes?
Perthes (1869-1927), por sua vez, trabalhando em Leipzig, na Alemanha, foi um dos primeiros cirurgiões a utilizar radiografias no seu país e definiu seis casos clínicos de uma afecção que denominou “Artrite deformante juvenil”, que era diferente da tuberculose do quadril

SINTOMAS

Os sintomas da doença de Legg-Calvé-Perthes podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente envolvem dor no quadril e na virilha. As crianças afetadas podem mancar ou ter dificuldade de andar devido ao desconforto. Além disso, a amplitude de movimento do quadril pode ser limitada, levando a uma rigidez perceptível.

TRATAMENTO

O tratamento da doença de Legg-Calvé-Perthes consiste de repouso prolongado no leito e imobilização do quadril (por exemplo, com um gesso ou tala). A escolha do tratamento depende da idade da criança e da quantidade de dano ao osso. A imobilização parcial proporcionada pelo repouso no leito é às vezes suficiente.

Case courtesy of Dr Maulik S Patel, Radiopaedia.org, rID: 13686
Case courtesy of Dr Mohammad Osama Hussein Yonso, Radiopaedia.org,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *