IDENTIFICAÇÃO , CAUSAS , SINTOMAS E TRATAMENTO
A doença de Paget do osso é um transtorno crônico do esqueleto, no qual áreas ósseas sofrem um turnover anormal, resultando em áreas de osso expandido e amolecido. A composição e a formação do osso aumentam, resultando em ossos mais espessos, porém mais fracos do que o normal.
COMO IDENTIFICAR ?
A Doença de Paget (DPO) é frequentemente descoberta por achados incidentais, como aumento da fosfatase alcalina (FA) em pacientes sem doença hepatobiliar ou outras doenças ósseas, ou por alterações sugestivas de DPO em exame radiológico feito por outro motivo.
CAUSAS
As causas da Doença de Paget ainda não são completamente compreendidas pelos médicos, mas entende-se que pode estar relacionada a infecções virais latentes, fatores genéticos (mutação do cromossomo 18q) e gatilhos ambientais
SINTOMAS
De forma geral, a Doença de Paget não desenvolve nenhum sintoma. Contudo, muitos podem apresentar dores nos ossos, aumento ou deformidade óssea. Essa dor pode ser profunda, latejante e muitas vezes grave, com chances de piorar no período da noite
TRATAMENTO
A doença pode ser assintomática ou causar início gradual de dor óssea ou deformidade. O diagnóstico é feito por radiografia. O tratamento é feito com sintomáticos e fármacos, frequentemente bisfosfonatos.
Deixe um comentário