☢ A dermatomiosite é uma doença inflamatória rara que atinge, principalmente, músculos e pele, causando fraqueza muscular e lesões dermatológicas. Surge mais frequentemente em mulheres e é mais comum em adultos, mas pode surgir em pessoas com menos de 16 anos, sendo chamada de dermatomiosite infantil.
☢ PONTOS IMPORTANTES DE APRENDIZAGEM: O curso da doença pode ser dividido em uma fase inflamatória aguda e uma fase de cura crônica com episódios variados de remissões e recidivas
Na fase aguda, as características radiográficas são as de miosite e edema com obliteração dos planos normais dos tecidos e inchaço dos músculos predominantemente envolvendo a coxa, braços, parede torácica. As calcificações geralmente se desenvolvem na fase crônica nos locais de necrose envolvendo a pele, tecido subcutâneo, planos fasciais e músculos.
Qualquer causa de trauma ou inflamação (como cirurgia) pode precipitar calcinose no local afetado.
CAUSA
A causa da dermatomiosite é desconhecida, contudo, sabe-se que a doença tem muito em comum com patologias autoimunes, como o lúpus ou a artrite reumatóide. Uma doença autoimune ocorre quando as células do nosso sistema imunitário (células que nos permitem combater doenças) atacam células e tecidos saudáveis.
TRATAMENTO
O tratamento inicial da doença muscular é com altas doses de corticosteroides orais (prednisona), seguidos por adição de imunossupressores e imunoglobulina intravenosa nos casos refratários. As manifestações cutâneas são tratadas com antipruriginosos tópicos e corticosteroides tópicos.
Deixe um comentário