DOSÍMETRO E SUAS FUNÇÕES
Para que serve o dosímetro na radiologia ?
PRIMEIRAMENTE DOSÍMETRO NÃO É UM EPI
Trabalhar com radiologia é algo que, apesar de diversos instrumentos de proteção à saúde, são necessários atenção e cuidado. O dosímetro é como é considerado qualquer dispositivo utilizado para medir o nível da exposição de um ambiente ou pessoa à radiação e produtos químicos específicos.
O dosímetro individual é indicado para uso de quem trabalha em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias e algumas instituições de ensino e pesquisa também.
Como funciona o dosímetro?
O dosímetro faz o monitoramento da dose de radiação que o profissional recebe durante a jornada de trabalho, seja quando está operando equipamentos ou apenas presente em área controlada.
Para isso, é preciso utilizar um monitor instalado no tórax, que estima o nível de radiação ao qual o corpo fica exposto, e outro monitor nas extremidades. Estes monitores têm formato de colete e de anel ou pulseira.
O equipamento tem diversos dispositivos chamados justamente de dosímetros que convertem a energia em forma de radiação para números mensuráveis de volume. A partir desta informação, é possível identificar o tipo, a intensidade e a quantidade de radiação presente.
Tipos de dosímetro
Os dosímetros são divididos em dois tipos: ativos (indicam instantaneamente a presença e a medida de radiação) e passivos (têm monitoração externa).
Quanto ao material empregado, o dosímetro pode ser feito de filme radiográfico, material termoluminescente (TLD), caneta dosimétrica e fósforo de memória (OSL).
Normalmente, utilizam-se aventais de chumbo para proteger contra a radiação. Mas ainda assim é preciso monitorar a exposição para que ela não exceda o padrão determinado.
Então, a função do dosímetro é ajudar a manter um nível aceitável de radiação ionizante para que profissionais de laboratório e clínicas possam realizar seu trabalho de forma segura
Conforme a regulamentação brasileira, a frequência de monitoramento deve ser mensal. Profissionais de empresas e estabelecimentos que utilizam radiação devem utilizar o equipamento por 30 dias e depois encaminhá-los para medição externa.
Para quais profissionais o dosímetro é indicado ?
Todos os profissionais da radiologia que trabalham com radiação devem utilizar o dosímetro para garantir a própria segurança.
Outros profissionais também usam quando trabalham no setor com radiação
👉médicos;
👉enfermeiros;
👉veterinários;
👉dentistas;
👉radiologistas;
👉assistentes de laboratório.
Conheça os tipos de dosímetro de radiação ionizante
CANETA DOSIMÉTRICA
A caneta dosimétrica foi desenvolvida para permitir a avaliação da dose recebida por um trabalhador durante a realização de um trabalho. Esses dispositivos se assemelham fisicamente às canetas comuns.
DOSÍMETRO TERMOLUMINESCENTE
Conhecidos pela sigla TLD, os dosímetros termoluminescentes são medidores que utilizam a capacidade de emissão de luz de materiais quando expostos à radiação. Esta quantidade de luz é proporcional a quantidade de radiação que o dosímetro foi exposto.
FILMES RADIOGRÁFICOS
O filme dosimétrico é constituído essencialmente de material radiofotossensível, semelhante ao filme usado nas radiografias dentárias. As placas funcionam como filtros para radiação. Todo este conjunto é acondicionado em um estojo de PVC.
FÓSFORO DE MEMÓRIA
Popularmente conhecido como OSL, o fósforo de memória consiste em uma película de um material com função semelhante à dos cristais termoluminescentes uma vez que as cargas criadas pela radiação incidente permanecem presas durante o período de exposição gerando uma luz utilizada para liberar cargas.
Riscos da Radiologia
Tanto o técnico em Radiologia quanto o tecnólogo formado na área atuam boa parte do tempo recebendo radiação ionizante presente no “Raio X”. Essa radiação em níveis elevados pode prejudicar o organismo humano através de danos físicos, químicos e biológicos que podem atingir tecidos e órgãos.
Cada especialidade exige da Radiologia exige Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de acordo com a nocividade dos procedimentos que são realizados cotidianamente. De maneira geral, os principais EPIs para a área da Radiologia são:
- Avental;
- Biombo;
- Luvas;
- Óculos;
- Protetor de tireoide.
Qual a posição correta do dosímetro ?
O dosímetro deve ser utilizado na altura do tórax, sobre o avental plumbífero. Dosímetros de extremidade (pulso e anel) devem ser usados na mão ou dedo em que a exposição à radiação for maior (o que ficar mais perto da fonte ou mais tempo exposto), devendo ser usados por baixo da luva.
O que é dosímetro OSL?
O tratamento óptico dos dosímetros OSL elimina a contagem relacionada às doses acumuladas, permitindo a sua reutilização. Os resultados das medidas nos dosímetros reutilizados mostram uma coerência com as medidas feitas em dosímetros novos.
Deixe um comentário