*O que é embolia pulmonar?*
A embolia ou trombose pulmonar acontece quando uma ou mais artérias do pulmão estão obstruídas por um coágulo de sangue impedindo a passagem de sangue e provocando a morte progressiva da região.
Estes coágulos partem na maioria das vezes da perna e, em alguns casos mais raros, podem ser causados por ar, gordura ou células cancerosas.
O tratamento imediato ao diagnóstico reduz o risco de morte.
Uma das mais importantes recomendações médicas para prevenir a formação dos coágulos sanguíneos nas pernas ajudará a prevenir a embolia pulmonar.
Quais são os 4 tipos de embolia ?
EMBOLIA GORDUROSA – TROMBOEMBOLIA – EMBOLIA GASOSA – EMBOLIA LÍQUIDO AMINÓTICO –
CAUSAS
A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta e bloqueia um vaso do pulmão (artéria). O bloqueio impede a passagem de sangue e causa a morte progressiva da parte afetada, resultando em dor ao respirar e intensa falta de ar.
SINTOMAS
👉 Falta de ar.
👉 Dor torácica.
👉 Sensação de desmaio iminente ou desmaio.
TRATAMENTO
O tratamento é feito com o uso de anticoagulantes
Um tratamento imediato para romper o coágulo reduz significativamente o risco de morte. Isso pode ser feito com anticoagulantes e medicamentos ou procedimentos. Meias de compressão e atividade física podem ajudar a prevenir a formação de coágulos.
Deixe um comentário