ESTENOSE AÓRTICO
Estenose aórtica (EA) é o estreitamento da valva aórtica, obstruindo o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta ascendente durante a sístole. As causas compreendem valva bicúspide congênita, esclerose degenerativa idiopática com calcificação e febre reumática. A estenose aórtica não tratada progride e torna-se sintomática com um ou mais sintomas da tríade clássica de síncope, angina e dispneia de esforço; ela pode provocar insuficiência cardíaca e arritmias. O sopro de ejeção crescendo-decrescendo é característico. O diagnóstico é realizado por exame físico e ecocardiografia. Em adultos, a estenose aórtica assintomática muitas vezes não exige tratamento. Depois que os sintomas se desenvolvem, a substituição da valva percutânea ou cirúrgica é necessária. Para a estenose aórtica progressiva grave ou sintomática em crianças, a valvotomia com balão é eficaz.
CAUSAS
A causa mais comum em pessoas com menos de 70 anos é um defeito congênito que afeta a válvula. Em pessoas com mais de 70 anos, a causa mais comum é o espessamento das cúspides valvares (esclerose aórtica). As pessoas podem sentir um aperto no peito, falta de ar ou desmaiar.
SINTOMAS
Sintomas comuns e diagnóstico
Os sintomas da estenose aórtica podem variar, mas frequentemente incluem falta de ar, dor no peito, tontura e sensação de desmaio, especialmente durante atividades físicas. Em alguns casos, a estenose aórtica pode ser assintomática por muitos anos.
TRATAMENTO
A estenose aórtica é uma condição que pode progredir ao longo do tempo e, dependendo da gravidade e dos sintomas associados, diferentes abordagens de tratamento podem ser recomendadas.
Monitoramento e tratamento medicamentoso
Valvuloplastia com balão
Cirurgia de troca valvar
Implante de válvula aórtica transcateter (TAVI/TAVR)
Referência Learning Radiology
Deixe um comentário