*O QUE É UM EXAME CONTRASTADO ?*
Exames contrastados são exames radiológicos que utilizam meios de contraste para evidenciar determinadas partes anatômicas.
Radiografias, tomografias e exames de ressonância magnética são exemplos de procedimentos radiológicos que podem utilizar meios de contraste.
O contraste pode ser administrado no paciente por via oral, retal, vaginal e, principalmente, endovenosa. Existem basicamente três tipos de contraste: À base de bário, administrado por via oral que avalia o tudo digestivo; À base de iodo, administrado tanto por via oral como por via endovenosa.
Reação ao contraste
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, vômitos, coceira e urticária. Em casos mais graves, pode ocorrer uma reação alérgica mais séria, que pode incluir dificuldade para respirar, inchaço do rosto, lábios ou garganta e queda da pressão arterial.
CONTRAINDICAÇÕES AO CONTRASTE (BASEADO EM RECOMENDAÇÕES DO ACR)
✔ Reação moderada/grave ao contraste iodado.
✔ Asma descompensada (< 1 semana da crise).
✔ Urgência hipertensiva.
✔ Insuficiência renal aguda.
✔ Insuficiência renal crônico grau IV ou V (< 30 ml/min/1.73m²).
Quem não pode fazer exames com contraste ?
Alérgicos, cardiopatas, diabéticos e pacientes com insuficiência renal são pacientes de risco. Nestes casos, a recomendação é fazer o exame de creatinina para verificar a saúde dos rins e manter o corpo hidratado com ingestão de água
Deixe um comentário