EXTRAVASAMENTO DE CONTRASTE
Quais os 3 tipos de contraste ?
Existem basicamente três tipos de contraste:
👉 À base de bário, administrado por via oral que avalia o tudo digestivo;
👉 À base de iodo, administrado tanto por via oral como por via endovenosa. …
👉 À base de gadolínio, sempre administrado por via endovenosa.
Esse 3 tipos de contraste são utilizados nos exames de RX, TC, TM e centro Cirúrgico
Extravasamento é a perda com infiltração do tecido circundante após uma infusão intravascular. Quando se trata de meios de contraste é um evento adverso de baixa incidência (ao redor de 0,2% considerando os casos em TC e em RM) embora provavelmente exista subnotificação.
O que fazer se houver extravasamento de contraste?
Extravasamento com grandes volumes pode ocasionar compressão mecânica sobre as estruturas adjacentes, podendo levar à síndrome compartimental em alguns casos.
Após o extravasamento, os meios de contraste podem ocasionar uma res- posta inflamatória aguda local, com pico de 24 a 48 horas.
Quais os cuidados de enfermagem com extravasamento de contraste?
Assim que um extravasamento for detectado, a infusão de contraste deve ser interrompida imediatamente, o cateter removido e o radiologista notificado. A extremidade afetada deve ser elevada acima do coração e compressas frias aplicadas topicamente.
CAUSAS
O que o contraste na veia pode causar?
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, vômitos, coceira e urticária. Em casos mais graves, pode ocorrer uma reação alérgica mais séria, que pode incluir dificuldade para respirar, inchaço do rosto, lábios ou garganta e queda da pressão arterial.
Deixe um comentário