Na primeira foto um operador da área da radiologia militar com o primeiro equipamento de proteção radiológica em campo na primeira guerra mundial, a foto foi tirada na França em 1918, quando começou a se desenvolver estudos sobre a radiação lesionar tecidos saudaveis quando exposto repetidas vezes ao raio incidente na chamada “radiação secundária”.
Na segunda foto um caminhão de raio-x móvel descrito como “Serviço Radiológico” em sua lateral com Irene Curie (filha da mundialmente famosa Marie Curie), Irene tambem operava os raios-x em pacientes feridos na guerra.
Na terceira foto militares franceses sem nenhuma proteção operando um aparelho de raio-x movel em um soldado ferido que logo seria operado para retirar um projétil de seu abdômen.
Fotos coloridas digitalmente pela pagina Guerras e suas Curiosidades.
Na quarta foto Marie Curie, a unica mulher a receber duas vezes o premio Nobel, sendo tambem a primeira mulher a receber tal premio, Marie teria usado todo o valor em dinheiro ganho no premio comprando 20 caminhões com aparelhos de raio-x, unidades de Raio-x móveis que se direcionavam aos locais de atendimento aos feridos na primeira guerra mundial.
O valor que sobraria ao adquirir os caminhões e de ter também derretino suas medalhas de ouro, Marie teria gasto comprando títulos de guerra para ajudar o exército francês consciente de que não teria qualquer centavo no pós guerra. A decisão de Marie teria vindo após 3 bombas da artilharia alemã cairem em seu centro de pesquisa em setembro de 1914 ainda no inicio da primeira guerra mundial, mundando assim seu centro de pesquisa para Bordeaux e sendo nomeada pelo governo francês como Diretora do serviço de Radiologia da Cruz Vermelha.
Durante toda a guerra, Marie teria treinado enfermeiras e militares para operarem e auxiliarem no uso dos aparelhos de Raio-x, treinando até mesmo equipes medicas inteiras do exercito americano, instalando depois mais de 200 pontos de Raio-x com eletricidade de pulso contínuo nas retaguardas de varios campos de batalha. A primeira assistente de Marie teria sido sua propria filha com 17 anos de idade Irene Curie que tambem ganharia mais tarde o premio Nobel.
Marie Curie era física nuclear e química, ganhando o premio Nobel por descobertas importantes com base no polônio e também no urânio, ela morreria em 1934 aos 66 anos de idade após adquirir “Anemia Aplastica” devido as suas longas jornadas operando aparelhos de Raios-X durante a guerra, a radiação teria lesionado células importantes do seu corpo.
Deixe um comentário