A fibrodisplasia ossificante progressiva, também conhecida como FOP, miosite ossificante progressiva ou síndrome do homem de pedra, é uma doença genética muito rara que faz com que os tecidos moles do corpo, como ligamentos, tendões e músculos, vão se ossificando, ficando duros e dificultando os movimentos corporais. Além disso, esta condição também pode causar alterações
CAUSA
Contudo, considera-se que a doença seja causa-da por um gene que sofre mutação durante a fase embrionária do desenvolvimento (responsável pelas malformações ósseas congênitas) e que pode ser reativado no período pós-natal, causando assim a ossificação heterotópica progressiva.
SINTOMAS
Em pessoas com FOP, pontes de ossos extra se formam através das articulações (juntas do corpo) e acarretam rigidez, bloqueio e imobilidade permanente. De certa forma, pessoas com FOP têm um esqueleto extra. A doença frequentemente se inicia no pescoço e ombros e progride pelo dorso, tronco e membros do corpo.
TRATAMENTO
Tratar um paciente com fibrodisplasia ossificante progressiva é estar a todo tempo atento a ele. Atividades físicas de alta intensidade, bem como quedas, aplicação de injeções quaisquer e procedimentos cirúrgicos podem formar novos ossos com esse tecido conjuntivo que foi afetado, comprometendo mais a sua condição.
Deixe um comentário