FUSÃO NUCLEAR

Anúncios

FUSÃO NUCLEAR

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos leves se combinam, formando um único elemento mais pesado, liberando grandes quantidades de energia; Na fissão nuclear, a energia é gerada através da divisão de um núcleo pesado e instável em dois núcleos mais leves; Uma vantagem da fusão está nos resíduos radioativos.Qual e o perigo da fusão nuclear?
Tecnicamente, a energia da fusão nuclear é muito limpa: não produz gás carbônico, não gera lixo tóxico e não possui riscos de explosão.

Quem criou a fusão nuclear?

Ernest Rutherford

Físicos nucleares refinaram o conceito, demonstrado pela primeira vez em 1934 por Ernest Rutherford. Às vésperas da Segunda Guerra as bases teóricas já estavam bem definidas, e em 1946 o primeiro “reator de fusão” foi patenteado no Reino Unido.

Quais os benefícios da fusão nuclear?

Mas as vantagens potenciais da fusão são de enorme relevância ambiental e socioeconômica. Essa nova tecnologia energética promete ser muito mais poderosa e eficiente, sem emissão de carbono, geração de lixo tóxico nem insumos radioativos, e praticamente sem riscos de explosão e contaminação

Como a fusão nuclear pode mudar o mundo?

A fusão nuclear tem um potencial energético muito maior do que todos as atuais fontes de energia conhecidas. Pode liberar quase 4 milhões de vezes mais energia que reações químicas, como a queima de carvão, gás ou petróleo, e quatro vezes mais do que a fissão nuclear – o processo atualmente usado nas usinas nucleares.


O Brasil é o único país do hemisfério Sul que tem reatores de fusão – três tokamaks (máquina experimental projetada para aproveitar a energia fornecida pela reação de fusão nuclear). O maior deles é o TCABR, instalado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).

Onde ocorre a fusão nuclear?

No interior das estrelas ocorrem reações termonucleares, ou seja, nelas acontece o processo de fusão nuclear. O Sol é um exemplo. As estrelas são formadas de hidrogênio, cujo núcleo é leve. A alta temperatura promove a fusão formando um núcleo de hélio, elemento mais pesado.

A cada segundo, bilhões de toneladas de átomos de hidrogênio colidem uns com os outros em condições de temperatura e pressão extrema dentro de nossa estrela. Isso os força a quebrar suas ligações químicas e se fundirem, formando um elemento mais pesado, o hélio

Qual e o perigo da fusão nuclear?

Tecnicamente, a energia da fusão nuclear é muito limpa: não produz gás carbônico, não gera lixo tóxico e não possui riscos de explosão.

Quanto de energia gera uma fusão nuclear?

Da primeira vez que cientistas conseguiram gerar energia com fusão nuclear, foram gerados 3 megajoules de energia com um consumo de 2 megajoules –ou seja, o ganho foi de 1 megajoule.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *