GIST – TUMOR ESTROMAL GASTROINTESTINAL
O tumor estromal gastrointestinal, ou GIST, é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal, parte do sistema digestivo. Corresponde a 1% de todos os tumores do trato gastrointestinal. Podem ocorrer em qualquer idade, porém são raros antes do 40 anos e mais comuns após os 60 anos de idade.
CAUSAS
mutação nesse receptor, encontrado na superfície das células, faz com que um sinal seja enviado para as células que passam a se multiplicar de forma anômala e descontrolada, formando o tumor. As células do tumor GIST costumam viver mais tempo do que as células saudáveis.
TRATAMENTO
Os tipos de tratamento para GIST incluem cirurgia, terapia alvo, ablação e embolização, quimioterapia e radioterapia. Entretanto, nem todos os GISTs precisam ser tratados imediatamente. Mas, se for necessário tratamento, as principais opções são a cirurgia e a terapia alvo.
Geralmente, o GIST tem crescimento lento, no entanto, tem potencial maligno, podendo se tornar um câncer, podendo muitas vezes ser diagnosticado em exames de rotina, principalmente quando a pessoa não apresenta sintomas nas suas fazes iniciais
Quais as chances de cura do tumor GIST ?
Taxa de Sobrevida para Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST)
Estágio SEER Taxa de Sobrevida em 5 anos
👉Localizado 94%
👉Regional 82%
👉À distância 52%
👉Todos os estágios 👉SEER combinados 83%
Deixe um comentário