Já ouviu falar num órgão chamado Timo?
ㅤ⠀⠀⠀
A foto mostra um timo de um bebê de nove meses.
O timo é um órgão linfóide primário especializado do sistema imunológico. Dentro do timo, as células T amadurecem.
As células T são críticas para o sistema imunológico adaptativo, onde o corpo se adapta especificamente a invasores estranhos. O timo é maior e mais ativo durante os períodos neonatal e pré-adolescente.
No início da adolescência, o timo começa a atrofiar e o estroma tímico é substituído principalmente por tecido adiposo (gordura). No entanto, a linfopoiese T residual continua durante toda a vida adulta.
Nas crianças, o timo é cinza-rosado, macio e lobulado em suas superfícies. Ao nascer, tem cerca de 4 a 6 cm de comprimento, 2,5 a 5 cm de largura e cerca de 1 cm de espessura.
É composto de dois lobos que se encontram na linha média superior, que se estendem desde abaixo da tireóide no pescoço até a cartilagem da quarta costela. Encontra-se abaixo do esterno, repousa sobre o pericárdio e é separado do arco aórtico e grandes vasos por uma camada de fáscia. A veia braquiocefálica esquerda pode até estar embutida no timo. No pescoço, encontra-se na frente e nas laterais da traquéia, atrás do esterno e esternotireoidea.
✔ O timo é um órgão linfático situado na parte anterior e superior da cavidade torácica, próximo ao coração.
Tem como limites anatómicos superiormente a traqueia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões.
✔ Sua cor é variável, vermelha no feto, branco-acinzentada nos primeiros anos de vida, se tornando amarelada mais tarde. O timo, plenamente desenvolvido, é de formato piramidal, encapsulado e formado por dois lóbulos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Deixe um comentário