*O QUE É MAV. ???*
MAL FORMAÇÃO VENOSA
✔ A malformação arteriovenosa se caracteriza pela alteração na formação dos vasos sanguíneos que podem se apresentar clinicamente de forma variada, em diversas regiões do corpo e em diferentes idades.
▶ Causas
✔ A malformação arteriovenosa, na maioria das vezes, surge no desenvolvimento anormal do sistema vascular na vida embrionária.
✔ As verdadeiras causas que promovem o desvio do desenvolvimento vascular normal no embrião, ou mesmo a transformação vascular patológica que ocorre após o nascimento, permanecem desconhecidas.
▶ Sintomas
✔ A malformação arteriovenosa é definida como um conjunto de lesões primárias da artéria, pois são detectadas na fase embrionária do indivíduo. Os indícios de malformação arteriovenosa não tendem a se manifestar nos primeiros anos de vida, no entanto, evoluem ao longo do tempo e não costumam regredir espontaneamente.
✔ Estas lesões aumentam de forma proporcional ao crescimento do corpo e normalmente seu crescimento é desencadeado por estímulos fisiológicos, endócrinos, trauma, infecções e desnutrição dos tecidos, podendo predispor ao desenvolvimento de feridas.
✔ De acordo com a região em que se apresentam, as malformações podem causar comprometimento estético importante ou sintomas como dor, inchaço local ou de membro, prisão de ventre, sangramentos, entre diversos outros sintomas.
✔ Em resumo, a malformação arteriovenosa nada mais é que uma má formação dos vasos que dificulta o fluxo sanguíneo e resulta no stress de bombeamento de sangue ao coração.
▶ Diagnóstico
✔ Na maioria das vezes o diagnóstico é clínico. Estas malformações arteriovenosas são encontradas incidentalmente em exames de imagem de rotina ou para investigação de outras doenças.
✔ Para adequado estudo e indicação do tratamento, é preciso realizar exames de imagem, como ultrassonografia Doppler, tomografia, ressonância magnética ou angiografia.
Deixe um comentário