MAMOGRAFIA COM PRÓTESE DE SILICONE

Anúncios

MAMOGRAFIA -MANOBRA DE EKLUND

EXAME DE MAMOGRAFIA COM PRÓTESE DE SILICONE

🔍 Para diminuir a influência do silicone na visualização do tecido da mama, o técnico responsável pelo exame de mamografia pode aplicar a Manobra de Eklund.
O procedimento consiste em deslocar a prótese para fora do campo da imagem, distribuindo somente o tecido mamário no suporte para ser radiografado.
Existem, no entanto, restrições para aplicação da manobra, tais como próteses endurecidas, que não podem ser comprimidas, aderidas ao parênquima mamário ou quando o procedimento for doloroso.

▶ A posição do implante mamário
🔍 A inserção do implante pode ser realizada atrás do músculo peitoral ou da glândula mamária.
É o cirurgião plástico quem define a posição da prótese de silicone, visando o resultado estético esperado e considerando as características anatômicas da paciente.

🔍 A posição da prótese mamária de silicone pode afetar o deslocamento feito na Manobra de Eklund. “Do ponto de vista radiológico, os implantes colocados atrás do músculo peitoral são os que possibilitam melhor deslocamento posterior com exposição completa da glândula mamária para a realização da mamografia”

▶ A pressão do mamógrafo
🔍 É importante que o aparelho de mamografia seja ajustado para exercer menor pressão sobre as mamas, para evitar expor as pacientes ao risco de ruptura da prótese.

Uma resposta para “MAMOGRAFIA COM PRÓTESE DE SILICONE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *