MENINGIOMA

Anúncios

⚠ Tumor de meninges

Este caso foi um meningioma intradural primário que foi operado em uma senhora hemiparética de 45 anos que pensava estar tendo um derrame!
O meningioma é essencialmente um tumor originado dos meningócitos ou células capilares aracnóideas das meninges, e está localizado em qualquer lugar onde as meninges são encontradas.
Essas massas extra-axiais, bem circunscritas e durais, podem ser parcialmente calcificadas na neuroimagem (deslize para a esquerda).
Meningiomas típicos aparecem como massas com base na durao isointensas à massa cinzenta, tanto em imagens ponderadas em T1 como em T2, que aumentam vividamente tanto na MRI como na TC.
Embora eles geralmente sejam facilmente diagnosticados e sejam tipicamente benignos com uma baixa taxa de recorrência após a cirurgia, há um grande número de variantes histológicas com características de imagem variáveis ​​e, em alguns casos, comportamento biológico mais agressivo.
Os pacientes podem apresentar cefaléia, convulsão, paresia, estado mental alterado e déficits neurológicos focais devido ao efeito de massa.
São principalmente tumores benignos, frequentemente com bordas definidas, fixados à superfície interna da dura-máter e, muitas vezes, permitindo a remoção cirúrgica completa, o que oferece a melhor chance de cura. O neurocirurgião abre o crânio através de uma craniotomia para permitir acesso total ao meningioma. O objetivo da cirurgia é remover completamente o meningioma, incluindo as fibras que o prendem às coberturas do cérebro e do osso.
Embora a terapia predominante para o meningioma seja a ressecção cirúrgica, a primeira prioridade é preservar ou melhorar as funções neurológicas do paciente.


Preferência

@medicina_acao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *