OSSO FABELA
( SEZAMOIDES )
A fabela é um osso sesamóide, ou seja, um ossículo que se localiza dentro de um tendão, e que está presente no joelho de algumas pessoas. Ela se encontra na porção proximal do tendão gastrocnêmio lateral, articulando-se com o côndilo femoral lateral.
A fabela é mais comum em homens da Ásia e da Oceania, e os casos bilaterais são mais frequentes. A sua presença é estimada em 15% a 30% da população.
A fabela pode ser confundida com um fragmento ósseo ou um corpo estranho em radiografias do joelho. A sua fratura é um caso raro e de difícil diagnóstico.
A função da fabela ainda é um mistério para a ciência, mas os médicos acreditam que não tem uma função específica e que se pode viver sem ela. No entanto, a fabela pode atrapalhar cirurgias no joelho e causar dores.
Os ossos sesamoides são pequenos e geralmente possuem formato oval. Outros exemplos de ossos sesamoides são a patela, no joelho, e o osso pisiforme do carpo.
Todos tem o osso fabela ???
A fabela é encontrada, em algumas pessoas, na área do tendão que fica atrás do joelho. Os médicos acreditam que esse osso não tem uma função específica e que se pode tranquilamente viver sem ele. Pessoas com artrite, contudo, parecem ter mais propensão a ter a fabela.
Origem
Fabela é o diminutivo da palavra latina faba, que significa feijão. A fabela lembra um grão de feijão e sua natureza é fibrocartilaginosa, podendo seu núcleo ser ósseo
Deixe um comentário