OSTEOMELITE ( pé )

Anúncios

OSTEOMELITE

Osteomielite é o nome que se dá à infecção do osso, geralmente causada por bactérias, mas que também pode ser provocada por fungos ou vírus. Esta infecção acontece tanto por contaminação direta do osso, através de um corte profundo, uma fratura ou implante de uma prótese, mas também pode atingir o osso através da circulação sanguínea, durante o curso de uma doença infecciosa, como um abscesso, endocardite ou tuberculose, por exemplo

Além disso, a osteomielite pode ser classificada de acordo com o tempo de evolução, mecanismo de infecção e resposta do organismo:

Aguda: quando é diagnosticada nas primeiras 2 semanas da doença;

Sub-aguda: é identificada e diagnosticada até 6 semanas;

Crônica: acontece quando dura mais de 6 semanas ou quando forma abscesso, geralmente, por não ser identificada e tratada logo, evoluindo e piorando de forma lenta e contínua, que pode persistir por meses ou, até, anos.

Obs : as imagens não estão nítidas devido ao estado avançado dessa patologia a ponto de ser amputados alguns dedos do pé

CAUSA

A osteomielite é causada por um fungo ou por uma bactéria, como a Staphylococcus aureus, que afeta um dos ossos ou mesmo todos os ossos do paciente. Esse fungo e/ou bactéria pode entrar no corpo de diferentes formas, chegando por meio da corrente sanguínea ou mesmo por meio de uma lesão na pele.

SINTOMAS

Entre os principais sintomas de osteomielite, podemos destacar:

dor em determinados ossos no corpo;
vermelhidão e inchaço no local;
calor no local afetado (se apresenta mais quente do que o resto do corpo);
febre;
cansaço;
mal-estar;
surgimento de feridas na pele ou mesmo de úlceras na pele com secreção purulenta.

TRATAMENTO

tratamento da osteomielite é feito com a aplicação de poderosos antibióticos, geralmente por meio da via endovenosa. Além disso, o tratamento também pode envolver o uso de medicamentos antifúngicos, dependendo das causas da infecção.

Em alguns casos, podem ser feitas cirurgias para drenar abcessos e remover possíveis necroses ósseas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *