PLOMBAGE ESFERAS DE LUCITE

Anúncios

PLOMBAGE ESFERAS DE LUCITE

O Plombage era um método cirúrgico utilizado antes da introdução da terapia com medicamentos anti-tuberculose cavitaria para tratar a tuberculose da parte superior do lóbulo do pulmão. 🙋🏻🇧🇴 O termo deriva da palavra latina “Plumbum” (plomo) e se refere à inserção de uma substância inerte no espaço pleural. O termo médico técnico para plombage é pneumonia extrapleural.

A teoria subjacente ao tratamento foi a crença de que se o lóbulo do pulmão fosse forçado fisicamente a colapsar, ele sangraria rapidamente. Hubo resultados positivos no tratamento da tuberculose seguintes ao plombage nas décadas dos anos 1930, 40 e princípios dos anos 50. Sem embargo, com a introdução de medicamentos que foram eficazes na destruição da bactéria da tuberculose (Mycobacterium tuberculose ), o tratamento por meio de plombage cayó en desgracia. Além disso, as complicações do plombage começaram a aparecer em pacientes que foram tratados desta forma. Essas complicações incluem hemorragia, infecção e fistulização do brônquio, da aorta, do esófago e da pele.

A técnica implicava a criação cirúrgica de uma cavidade abaixo das costas na parte superior da parede torácica e preencher este espaço com um pouco de material inerte. Utiliza-se uma variedade de substâncias entre as que incluem ar, óleo de oliva ou mineral, gás, cera de parafina, láminas de caucho ou bolsas e bolas de lucita. O material inserido obrigaria o lóbulo superior do pulmão a colapsar.

A técnica da Colapsoterapia com Bolas de Lucite consistia em descascar a pleura parietal da parede torácica e a inserção destas bolas inertes entre os músculos intercostais e a pleura .

Antes do surgimento dos antituberculosos, repouso e plumbagem (pneumólise) eram alguns dos tratamentos disponíveis para tuberculose pulmonar.1 A plumbagem é um tratamento cirúrgico histórico usado para colapsar os pulmões e limitar a propagação da infecção tuberculosa por meio da criação de um espaço sob as costelas na parede torácica superior e do preenchimento desse espaço com material inerte, como balões de borracha, cera de parafina e bolas de polimetilmetacrilato (comercialmente conhecido como Lucite).2 A presença desse material pode resultar em complicações precoces ou tardias, especialmente infecções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *